Microsoft e Hadoop: usando Big Data na XBox Live

Microsoft e Hadoop: usando Big Data na XBox Live

logo-hadoop
hadoop
Microsoft e Hadoop estão juntos numa ferramenta de Big Data chamada HDInsight que está rodando no Windows Azure. A empresa está utilizando Hadoop na análise de peta bytes de dados gerados pelo Halo 4 na XBox Live para aperfeiçoar a experiência do usuário.

A equipe de desenvolvedores do Halo 4 tinha a tarefa de descobrir as preferências dos jogadores para dar suporte ao torneio online. Para isso, tinham que analisar os dados disponibilizados no Windows Azure. Essa análise foi feita com o Hadoop e, como resultado, o serviço gera estatísticas usadas para classificar os melhores jogadores. Além disso, as estatísticas alimentam uma campanha por e-mail para aumentar a retenção dos usuários, entre outros benefícios.

O estudo de caso completo está disponível aqui.

Benefícios

Aumentar a agilidade e o tempo de resposta

Foi construído um sistema de configuração que pode ser ligado e desligado sem afetar a produção. Um cluster do Hadoop pode ser levantado em minutos, processar os dados e retornar as informações para a área de negócios em poucas horas.

Ajudar a equipe do Halo 4 a lançar atualizações semanais

Com os dados processados diariamente, é possível identificar tendências, como quais as características do jogo que são mais usadas e gerar atualizações semanais, tudo isso baseado nas preferências dos usuários, com o objetivo de atrair novos jogadores.

Ajudar a identificar fraudes

Com o Hadoop, os desenvolvedores podem focar mais em análise, já que o HDFS já resolve o problema do armazenamento de forma transparente. Com a análise, a equipe pode descobrir padrões de fraude em algumas partidas, notificando os jogadores das suspeitas e até mesmo removendo-os dos torneios.

Contribuir com a retenção dos jogadores

A solução fornece diversos relatórios para a equipe de marketing, que envia e-mails personalizados para cada tipo de jogador logo após os torneios. Novos jogadores, por exemplo, são notificados sobre características do jogo que ainda não conhecem.

Usar ferramentas conhecidas para simplificar tomada de decisões

A Microsoft começou a expandir o uso do Hadoop através do HDInsight Service para outras áreas. Para usar os dados gerados pelo Hadoop não é necessário ser um especialista. Os dados podem ser facilmente exportados para outras ferramentas já conhecidas como Excel e SharePoint.

Strata 2013

Neste vídeo, Dave Campbell, da Microsoft, explica como o Halo 4 está usando tecnologias Big Data.

Conclusão

O Apache Hadoop está evoluindo rapidamente e as possibilidades de uso ainda estão sendo descobertas. A equipe do Halo 4 está usando para remodelar a forma como se joga, fornecendo dados para várias áreas diferentes, como marketing, negócio e design, mas essas idéias podem ser usadas em qualquer organização.

Não é uma ferramenta que substitui as tecnologias atuais, mas sim que agrega valor a um custo relativamente baixo. No caso do BI, podemos processar rapidamente grandes bases de dados e fornecer informações para tomada de decisão mais ágil.

One thought on “Microsoft e Hadoop: usando Big Data na XBox Live

  1. Muito bom, eu li algumas coisas no bigdatabrasil.net e realmente estou muito interessado pelo assunto.

    O big data realmente é uma tendencia, e cada dia que passa, vai influenciar mais a vida das pessoas..

    Onde trabalho, no Road Solution, temos aplicado varias soluções de Big Data (Hadoop, MongoDB) em nossos softwares.

    abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *