Skip to content

A difícil tarefa de chegar no horário

Acordei cedo, mesmo sem o despertador, porque não gosto de chegar atrasado nos compromissos. “10h da manhã, vou conseguir chegar no horário”, pensa ele. Não que chegar atrasado tenha grandes consequências, mas é questão de honra chegar em algum lugar na hora marcada.

Partindo da crença popular de que o homem se arruma rápido, o que no meu caso é totalmente verídico, em questão de minutos está tudo pronto. Banho tomado, dente escovado, cama arrumada, chave do carro e a mochila do material em cima da mesa.

Agora começa a aventura. Acordar duas crianças no sábado de manhã, depois de terem passado a noite assistindo televisão. Diego nem se mexe. Mariana quase se mexeu, mas desistiu. E agora? Empurra, chama, pede, clama, implora. Nada. E o relógio lá, contando as horas.

Puxa o cobertor de um, pega a outra no colo (arrebenta com a coluna) e, devagar, os olhos se abrem. Agora é fácil. Só dar banho, vestir roupa, pentear o cabelo, café da manhã e chego no horário. Nada mais ilusório. Incrível como a teoria e prática não se encontram quando se trata de crianças.

Banho da Mariana. A receita é simples: liga o chuveiro, molha, sabão + esponja + espuma, toalha, veste a roupa. 10 minutos. Acabou? Tá bom, vai pensando. Creme para pentear, enquanto penteio, ouço as reclamações:
– Tá doendo meu cabelo!
– Filha, cabelo não dói.
– Tá sim.
– Ok, vou pentear mais devagar (mais 10 minutos, e o relógio…).

Enquanto isso eu ouço o outro tomando banho. Depois de terminar de arrumá-la, vou vê-lo e descubro que está brincando na banheira.
– Filho, eu pedi para você tomar banho rápido.
– Tá bom, pai. Já estou saindo.

Consigo terminar de arrumar Mariana. Agora é fácil, Diego já deve estar pronto. Não, na verdade ele estava brincando na banheira esse tempo todo, nem tinha tocado no sabonete.

Café da manhã. Teoria: levar na padaria que fica embaixo da minha casa, pedir alguns pães e leite, pagar e sair. Acontece exatamente assim, mas será normal demorar 30 minutos para comer um pão e tomar um copo de leite? Com duas crianças sim. Ao menos com duas crianças e um pai solo.

As mães que conseguem fazer isso de forma organizada e sequencial estão de parabéns. Aliás, todas devem conseguir.

10:15 entro no carro. 10:25 chego na escola de desenho do Diego. Mas da próxima vez eu consigo chegar no horário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Marco Reis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.