Skip to content

O que é visualização de dados

Visualização de dados

A visualização de dados (data visualization) é uma área da computação que estuda maneiras de representar dados visualmente. Mais que isso, uma interface visual atraente pode estimular a atenção e imaginação da audiência. A idéia é comunicar os principais pontos de um conjunto complexo de dados de uma forma simples para o usuário.

Data visualization - Tag Cloud
Data visualization – Tag Cloud

É mais fácil para o ser humano identificar padrões em elementos visuais. Com os dados organizados visualmente podemos identificar informações ocultas, tendências, anomalias e exceções. Como consequência, passamos a mensagem de forma rápida. Estamos preparados para identificar certas propriedades como localização, tamanho, área, forma, cor e orientação. Ao invés de informar valores individuais como em tabelas, com uma representação visual podemos entender diversos valores de uma só vez, porque nossa percepção está mais atenta aos contrastes e padrões visuais já conhecidos.

A visualização de dados é bastante utilizada em ferramentas de business intelligence. Com isso as pessoas têm interesse de ver e interagir com a informação. Dados, por definição, são difíceis de entender. Por exemplo, um relatório com linhas e colunas é bem chato de ler, além de ser complexo para entender. Podemos utilizar ferramentas para resumir e mostrar graficamente esses dados e possibilitar que o usuário chegue a suas conclusões e tome decisões mais rápidas e acertadas na sua área de atuação.

A internet contribuiu para essa mudança (ou evolução). Um gráfico é mais interessante e informativo para o usuário do que centenas de palavras e, eventualmente, algumas imagens. O mundo está gerando cada vez mais informação e as técnicas de visualização de dados podem agilizar a análise desse conteúdo. De fato, estamos vivendo a era da informação e parece ser o momento certo para pensar sobre análise de dados.

Hoje há muitas ferramentas disponíveis tanto para a visualização como para a análise de dados. Abaixo, vemos algumas possibilidades para essa nova realidade, que é bastante promissora.

Many Eyes

O Many Eyes é um site da IBM para visualização de dados onde você pode enviar seu dataset e escolher o tipo de gráfico que será gerado. Na visualização abaixo, temos os dados do turismo na Austrália em Março/2013. Os países mais importantes nesse período foram a Nova Zelândia, China, Reino Unido e Estados Unidos.

Data visualization - turismo na Austrália
Data visualization – turismo na Austrália

Bitly

O Bitly é um encurtador de links (que eles chamam de bitmarks) e agora tem uma plataforma para análise de mídia social. O exemplo abaixo mostra as relações entre links onde ligações mais finas representam menos cliques. Pelo gráfico, podemos concluir que há pouca ligação entre “Química” e “Artes”, enquanto que há uma forte ligação entre “Tecnologia” e “Educação”.

Data visualization - Bitly
Data visualization – Bitly

Referências

Data-Driven Documents
Visual.ly
Many Eyes
Scientific American
Big Data Viz
Twitter (#dataviz)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *