Skip to content

Computação em nuvem (cloud computing)

Cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia onde o processamento e armazenamento de informações digitais é feito em computadores remotos, interligados pela internet.

O problema da computação local

Tradicionalmente, o processamento e o armazenamento são feitos no seu próprio computador. Neste modelo, seus dados estavam fisicamente gravados no seu computador, ou seja, os dados estão gravados localmente. Caso seu computador (ou notebook) apresente algum defeito, é bem possível que esses dados sejam perdidos. E sim, os computadores falham com frequência. Se seus dados são importantes, mantenha cópias de segurança em computadores diferentes.

Os problemas dessa abordagem são os seguintes:

  • O processamento está limitado ao poder computacional do próprio computador. Mais processamento exige um computador mais potente.
  • A recuperação de desastres é complicada. Se a máquina falhar, você tem de reinstalar todos os softwares e recuperar os dados de cópias de segurança (backup>
  • A probabilidade de perda de dados é real e constante.

Computação em nuvem

Nesse novo modelo computacional os dados estão na internet, disponíveis de forma transparente para o usuário. Você não precisa saber onde os seus arquivos estão armazenados fisicamente, porque o importante é que eles estejam disponíveis a qualquer hora, em qualquer dispositivo, seja no computador, tablet, celular e nos smartwatches, que começam a se popularizar. É uma tecnologia muito prática e segura.

Computação em nuvem (fonte: Wikipedia)
Computação em nuvem (fonte: Wikipedia)

Os serviços em nuvem têm uma versão grátis (e limitada). Inclua aí o OneDrive, o Dropbox, o Box e o Google Drive para armazenamento. Caso precise de mais espaço, é só adquirir a versão paga, através de uma subscrição anual. Assim, seus dados estarão disponíveis em qualquer computador ou dispositivo móvel.

Aplicativos

A computação em nuvem ficou em evidência com o GMail, o primeiro serviço de e-mail que dava 1 GB de armazenamento para os usuários. Antes dele já existiam outros, mas a proposta de 1 GB era impressionante (para época). A partir daí, virou um caminho sem volta. Os serviços que não conseguiram disponibilizar ao menos 1 GB de espaço simplesmente fecharam.

Os aplicativos mais importantes em um computador pessoal doméstico são o editor de texto e planilha de cálculo. E estão disponíveis na web. Você pode usá-los sem precisar instalar nada na sua máquina. Google Docs, Office 365 e Zoho são os mais conhecidos e têm versões grátis (sim, limitadas). Também têm versões pagas que são usadas em empresas. Para o usuário comum, em casa, a versão grátis é mais que suficiente.

O Evernote é outro aplicativo que não abro mão. Você pode usá-lo para guardar todas as anotações importantes e organizar o cotidiano.

Essas são algumas das possibilidades da computação em nuvem. Há outras, claro.

  • Video – serviços como Youtube, Metacafe, Vimeo, Netflix e iTunes revolucionaram a distribuição de conteúdo audiovisual através do que chamamos de streaming.
  • Música – novamente, os CDs estão rareando pelo mesmo motivo. Deezer, Spotify e iTunes são opções bem em conta para ouvir música.

Esses são os serviços destinados aos usuários domésticos. Para empresas a situação é um pouco diferente. A demanda é outra e a solução são as nuvens corporativas, sejam elas públicas ou privadas. Praticamente todas as grandes empresas de tecnologia já oferecem o serviço. A primeira e principal é a Amazon, com seu fantástico AWS.

Conclusão

A computação em nuvem é relativamente nova, mas já tem muitas opções e pontos positivos. Merece atenção, tanto para usuários doméstico como corporativo. As oportunidades são enormes. A economia e praticidade proporcionada pela nuvem é um ponto a favor, enquanto a infraestrutura de internet (ao menos no Brasil) é um ponto negativo. Nesse sentido ainda precisamos evoluir um pouco. Para começar, minha sugestão é usar o Evernote e o Dropbox em sua versão grátis. Depois, o céu é o limite.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *